Sabe aquele momento que você não sabe como começar um texto? Ou não sabe como explicar um sentimento? Bem, é o que eu estou sentindo agora. Não tenho muitas palavras para descrever o quão especial foi o Encontro de Formação de liderança, em Rio das Ostras, em que eu (Maria Carolina), Bolinha (Gabriel Santos), Rhoran Gomes, Yasmin Barreto e Mayra Netto participamos esse final de semana. Perfeição não chega nem aos pés do que foi essa experiencia, que vou tentar contar para vocês da melhor maneira possível. Vamos voltar pro dia 23 de Março de 2012...
Bem, devo confessar que enquanto esperava o ônibus e pensava no que Gilberto e Ana Júlia tinham nos dito (que seria maravilhoso, inesquecível, perfeito, etc), não estava acreditando muito, pois pra mim ia ser uma experiencia especial, mas não tão marcante, afinal, só três dias? Ah, vai passar tão rápido que nem vou ver! No caminho meu pensamento já foi mudando, com
aquele clima que sempre tem nas nossas viagens: de alegria, amizade e felicidade no ar. Chegando lá, me deparo com o Castelo (a escola onde ficamos): ENORME! E o clima de lá? Sorrisos, abraços, aquela coisa gostosa de conhecer pessoas novas. Vimos o final da novela das 9h, nos revoltamos com ele (Como assim?! não falaram quem é o amante do Crô?), e fomos para o auditório, para fazer as apresentações e começar o "trabalho".
Foi muito legal, pois nos fizeram pensar no que faríamos se fossemos passageiros do Titanic, e na hora que ele afundasse, só restassem um bote (o que você faria?), mas ainda sim não era tudo aquilo que tinham falado. Mas era só o primeiro dia, estávamos só nos conhecendo.
O segundo dia começou bem cedo, e passou muito rápido. Infelizmente. Foi de 07:30 até 23:30 (ou um pouco mais se é que me entendem). Dinâmicas, palestras, experiencias únicas e indescritíveis, que mudaram totalmente essa minha ideia de que não seria nada de mais. Pelo contrário, foi tudo! Gostaria de descrever cada detalhe, mas me faltam palavras. Tudo foi tão depressa! Nunca imaginei que uma experiência tão rápida poderia ser tão marcante!
Nessas poucas horas tivemos dinâmicas, canto, reflexões, divisão de tarefas, Eucaristia, rodinha de violão e até filme! O que mais me tocou foi a experiência da fogueira (tivemos uma fogueira!), onde escrevemos cartas para Deus, e a queimamos, usando exemplo da Sarça de Moisés, e assim entregamos as nossas vidas a Deus. Foi realmente emocionante, pois entregar nossas vidas a Deus não é uma coisa simples, ou fútil, palavras ao vento. Aquilo realmente renovou minha esperança, e naquele solo santo, senti Jesus ao meu lado, com sua presença mais forte do que nunca. Me senti na paz de Deus.
O terceiro dia fechou com chave de ouro, deixando aquele gostinho de quero mais. Tivemos palestras, e muitas despedidas, com todo mundo ansioso para o dia 01/06! (data da II Etapa). Foi indescritível, não só a despedida, mas toda a experiência. Descobrimos que não somos nada sozinhos e que só unidos chegaremos em algum lugar. Descobrimos que não há diferenças diante de Deus, e que devemos, sempre, ajudar a todos, e, principalmente, seguindo o exemplo de Jesus, os mais necessitados. E percebemos que o caminho dele leva para a cruz, para o sacrifício, e que é difícil segui-lo, mas que esse caminho leva a vida eterna, pois após a tempestade, um lindo dia, sempre melhor.
Não sei se consegui passar a imensidão do meu agradecimento pela oportunidade de ter participado desse encontro, pois como repeti inúmeras vezes: foi indescritível, perfeito e eterno, e sai dele com uma imensa alegria, serena, sentindo a paz de Deus. Como disse o Júnior, saímos de lá vivendo. E gostaria que vocês vivessem comigo. Viver com alegria, paz, amor, em sintonia com Deus. Garanto a vocês que, por mais que o caminho seja difícil, será a melhor decisão de suas vidas!
Texto por: Maria Carolina Sardinha
Fotos: Gabriel Santos (Bolinha) e Rhoran Gomes
Edição Final: Gilberto Azeredo